HomeCidadeCRUZEIRO DO SUL - Celebra momento histórico com o 1º Encontro de...

CRUZEIRO DO SUL – Celebra momento histórico com o 1º Encontro de Mulheres do Campo  

Published on

Na tarde do dia 21 deste mês, e, alusão ao mês de março, onde se comemora o Dia Internacional da Mulher, o município de Cruzeiro do Sul vivenciou um momento histórico, com a realização do 1º ENCONTRO DE MULHERES DO CAMPO. O evento foi organizado pelo Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural juntamente com o apoio da Prefeitura e da Comissão de Mulheres da FAEP. O encontro reuniu cerca de 70 pessoas, dentre líderes regionais, parceiros do agro, entidades e instituições apoiadoras do movimento em prol as mulheres da agricultura. Evento pioneiro dentro do Município foi marcado por sua importância e relevância para a comunidade local, tendo como cenário de realização o Centro de Convivência da Terceira Idade, onde as participantes puderam compartilhar experiências e fortalecer laços.

O Diretor de Agricultura, Alan Martelócio, explicou a motivação do encontro e mencionou: “que terá um olhar especial para as mulheres que estão no dia-a-dia do campo”. Na ocasião, o Diretor lançou o PROJETO FEIRA DA AGRICULTORA EMPREENDEDORA, dizendo que é a primeira vez que a feira ganha uma conotação feminina, antes ouvia-se como a feira do produtor. “Estamos mudando essa perspectiva, atribuindo uma cultura feminina as atividades do campo e da feira. As mulheres estão produzindo, comercializando e gerando renda”.

A Primeira Dama do Município, Cristina Sugigan, destacou a importância da Mulher do Campo, dizendo que; “a semente está sendo plantada, e que a sensibilização das mulheres é vital para que possamos continuar conquistando espaço em vários segmentos”.

O Prefeito Marcos César Sugigan, deu total apoio as Mulheres, e mencionou que é gratificante ver muitas mulheres reunidas. “Vocês estão mostrando a força feminina da agricultura cruzeirense. Me sinto orgulhoso e com profundo respeito e admiração as mulheres do campo”. Na ocisão, o prefeito destacou e agradeceu as parcerias envolvidas nesse encontro, dentre eles, o Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR, o SEBRAE, COCAMAR, a Comissão Estadual das Mulheres da FAEP e o Sindicato Rural de Paranacity.

O encontro que teve como propósito a reunião de mulheres da agricultura para sensibilização e a gênese de um trabalho voltado as mulheres, contou também com a participação de nomes importantes que viabilizaram a realização do encontro: representantes da Comissão de Mulheres da FAEP, o Gerente Regional do IDR,  José Jaime de Lima, o Presidente do Sindicado Rural de Paranacity,  Arnaldo Cortez, vereadores e vereadoras da Câmara de Cruzeiro do Sul, líderes femininas da COPAVI e do SEBRAE. Todas as instituições demonstraram apoio e reconhecimento à iniciativa, os quais levaram e compartilharam experiências e conhecimentos enriquecedores.

A agenda contou com nomes de mulheres influentes no meio rural e do empreendedorismo feminino, com a participação de três mulheres de destaque. Iniciando com a apresentação da Comissão de Mulheres da FAEP conduzida pela Vanessa Bruneli, seguida pela palestra magna “Trabalho Feminino em Atividades Produtivas” ministrada por Caroline Becher do IDR e, finalizando com uma reflexão sobre o “Protagonismo da Mulher Empreendedora” com Terezinha Naivert do SEBRAE.

Ao final do encontro, as participantes foram agraciadas com presentes doados pelos parceiros do evento: COCAMAR, Herbipasto, Flora Milk, CIA da Ordenha, SEBRAE, Pacto Ambiental, IDR-Paraná, J e P Alimentos, Ricardo Cabral, Granja Harada, KS Shoes, Sindicato Rural. Por fim, para celebrar o final do encontro, ocorreu o momento “Café com Mulheres”, oportunidade para que as mulheres pudessem trocar experiências entre elas para fortalecer os laços e assumir compromissos para o futuro.

A realização deste evento pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul demonstra o compromisso e valorização das mulheres do campo, por meio do fortalecimento da participação feminina nos setores do campo, do agronegócio e do empreendedorismo rural. A iniciativa reflete o reconhecimento das mulheres para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do município, buscando proporcionar oportunidades de capacitação, networking e empoderamento para todas as mulheres envolvidas.

Ultimas Notícias

FESTA DO TRABALHADOR

Aos vinte e sete dias do mês abril do ano de dois mil e...

Prefeitura de Itaguajé envia caminhão-pipa com Motorista para o Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Itaguajé enviou caminhão-pipa com um motorista para auxiliar população gaúcha no...

Paraná realiza acolhimento de mais 163 profissionais do Programa Mais Médicos

No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa, sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 1.685...

Colorado arrecada 12 toneladas de donativos para vítimas de enchente no Rio Grande do Sul

Passados sete dias, terminou na manhã da sexta-feira (10) uma das fases da ação...

Mais Notícias

FESTA DO TRABALHADOR

Aos vinte e sete dias do mês abril do ano de dois mil e...

Prefeitura de Itaguajé envia caminhão-pipa com Motorista para o Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Itaguajé enviou caminhão-pipa com um motorista para auxiliar população gaúcha no...

Paraná realiza acolhimento de mais 163 profissionais do Programa Mais Médicos

No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa, sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 1.685...

Isso vai fechar em 20 segundos

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?