HomeCidadeLodo da Sanepar aumenta produtividade do Urucum em Paranacity

Lodo da Sanepar aumenta produtividade do Urucum em Paranacity

Published on

Neste ano, produto deve atender 13 agricultores da região, que está entre as maiores produtoras do urucum no país. A redução no custeio, a elevação da qualidade e da produtividade, após aplicação do lodo, despertou maior interesse nos agricultores em usar o lodo

Produtores de urucum de Paranacity, conhecida com a Capital do Urucum no Paraná, viram a produtividade da cultura aumentar em 30% depois que usaram o lodo de esgoto da Sanepar. O agrônomo da Companhia na Região, Marco Aurelio Knopik, explica que a redução no custeio, a elevação da qualidade e da produtividade, após aplicação do lodo, despertou maior interesse nos agricultores em usar o produto.

Neste ano, a Sanepar atenderá 13 produtores de urucum. Um deles é José Carlos Gusman Sousa, que vai utilizar o lodo pela primeira vez. “Vi os resultados com o pessoal que aplicou e são fantásticos. O material é orgânico, corrige o pH do solo e é bem completo em Nitrogênio, Fósforo e Cálcio. É uma solução ecológica. Tenho expectativa também de conseguir bons resultados”, disse. Ele cultiva o produto em cinco alqueires desde 1991.

O agricultor José Monteiro viu a produtividade aumentar em 31% depois que usou o lodo. Após a aplicação, em 2022, colheu 9.200 quilos de urucum – na safra anterior havia colhido 7 mil quilos. “Tive esse resultado, mesmo com geada e sem usar nenhum outro adubo químico nem cloreto de potássio. Espalhei a notícia e o pessoal que visita a roça ficou entusiasmado”, afirma.

URUCUM – O urucum vem sendo cultivado desde o início dos anos 1980 em Paranacity e está presente em Paiçandu, Colorado e Cruzeiro do Sul, com cerca de 60 produtores, que já colocaram o Paraná como a terceira maior região produtora do Brasil. A área plantada é de cerca de 600 hectares, gerando emprego, renda e imposto para os municípios.

O urucum tem grande versatilidade, sendo utilizado pela indústria alimentícia como corante, na produção de queijos, massas, salgadinhos, recheios, coberturas, margarinas, manteigas e molhos, entre outros. Atende também as indústrias têxtil, química e farmacêutica, com ação cicatrizante, antioxidante e anti-inflamatória. E ainda faz sucesso como bronzeador solar.

USO AGRÍCOLA DO LODO – A Sanepar começou as pesquisas para uso agrícola do lodo nas décadas de 1980/1990. Em 2002, iniciou a aplicação como projeto-piloto e foi ampliando o volume voltado à agricultura. Nesses mais de 20 anos, já destinou cerca de 500 mil toneladas para agricultores. Em 2023, o produto foi aplicado em torno de 3 mil hectares, beneficiando 144 agricultores, em 50 municípios. Na região Noroeste do Estado, foram cerca de 12 mil toneladas, atendendo 67 agricultores.

BENEFÍCIOS – O lodo aumenta a produtividade das culturas. O material é rico em matéria orgânica, nutrientes, principalmente nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio e enxofre, e micronutrientes, como zinco.

O lodo pode ser aplicado em várias culturas frutíferas, de cobertura (aveia), café, cana-de-açúcar, capineira, folhagem, milho, soja e trigo. As restrições de aplicação são para hortaliças, tubérculos, como amendoim e mandioca, e pastagem. Foto: Sanepar

Ultimas Notícias

FESTA DO TRABALHADOR

Aos vinte e sete dias do mês abril do ano de dois mil e...

Prefeitura de Itaguajé envia caminhão-pipa com Motorista para o Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Itaguajé enviou caminhão-pipa com um motorista para auxiliar população gaúcha no...

Paraná realiza acolhimento de mais 163 profissionais do Programa Mais Médicos

No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa, sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 1.685...

Colorado arrecada 12 toneladas de donativos para vítimas de enchente no Rio Grande do Sul

Passados sete dias, terminou na manhã da sexta-feira (10) uma das fases da ação...

Mais Notícias

FESTA DO TRABALHADOR

Aos vinte e sete dias do mês abril do ano de dois mil e...

Prefeitura de Itaguajé envia caminhão-pipa com Motorista para o Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Itaguajé enviou caminhão-pipa com um motorista para auxiliar população gaúcha no...

Paraná realiza acolhimento de mais 163 profissionais do Programa Mais Médicos

No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa, sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 1.685...

Isso vai fechar em 20 segundos

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?