Nos dias 12 e 14 de março, Maringá foi palco do “5º Encontro de Organizadores de Caminhadas na Natureza Paraná”, um evento que reuniu gestores públicos de todo o estado na UniCesumar. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Maringá, em parceria com as secretarias de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab) e Aceleração Econômica e Turismo (Saet), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), teve como objetivo principal o planejamento de ações conjuntas na promoção do turismo rural.
Mandaguaçu marcou presença nesse importante encontro através da Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo, representada pela secretária Zenaide Batilani, a diretora Vanessa Carrara e os engenheiros agrônomos do município, João Aparecido Bioni Saes e José Sérgio Righetti do IDR-Paraná IAPAR/EMATER.
Durante os três dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de participar de palestras, painéis, orientações e ainda realizar visitas técnicas no Parque do Ingá, um dos cartões-postais de Maringá. Além disso, o encontro foi o local escolhido para a discussão e aprovação do regulamento das Caminhadas na Natureza Paraná, um programa do Governo do Estado que promove trajetos por todo o estado com o apoio das prefeituras. Houve também a premiação aos municípios e caminhantes destaques do último ano. Mandaguaçu reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo rural e sustentável, valorizando suas atividades agrícolas e fortalecendo o associativismo e cooperativismo em prol do crescimento econômico e social de nossa comunidade. Assessoria de Comunicação
Durante os três dias do encontro, os inscritos participarão de palestras, painéis, orientações e realizarão visita técnica no Parque do Ingá. O encontro será sede da discussão e aprovação do regulamento das Caminhadas na Natureza Paraná, programa do Governo do Estado que realiza trajetos por todo estado com apoio das prefeituras. Haverá também uma premiação aos municípios e caminhantes destaques no último ano.
“Nosso trabalho é focado em tornar Maringá uma cidade com diversos roteiros turísticos para todos os públicos. O turismo rural é um segmento que reforça esse projeto. Receber esse encontro demonstra o nosso compromisso com ações que fortaleçam o setor”, destaca o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora. Ele lembra que a Prefeitura de Maringá realiza anualmente a Caminhada Internacional na Natureza Circuito Águas do Pirapó e está em processo de formulação do projeto ′Turismo Rural em Rota′.
O secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto, destaca que investir neste setor é incentivar a geração de emprego e renda. “O meio rural engloba muitas atividades. Além do plantio e da colheita, o segmento possibilita a comercialização de produtos diretamente das áreas rurais e a integração ao turismo rural, com uma nova possibilidade de atrativo para a comunidade local e visitantes”, afirma.