HomeCidadeParaná é Campeão Nacional da Taça das Favelas na categoria masculino

Paraná é Campeão Nacional da Taça das Favelas na categoria masculino

Published on

O Paraná conquistou neste sábado (13) o título de campeão nacional da Taça das Favelas na categoria masculino. O time paranaense venceu na final a equipe do Espírito Santo por 2 a 1, com gols de Nico e Caio, confirmando o título invicto da maior competição entre favelas do mundo, organizado pela Central Única das Favelas (Cufa). O Rio de Janeiro levou o feminino. A competição foi no Estádio Canindé, em São Paulo.

A seleção paranaense para a edição nacional foi formada por atletas que se destacaram na Taça das Favelas estadual. A campanha nacional começou com três vitórias do Paraná na fase de grupos, contra Rio Grande do Sul, Paraíba e Bahia. Nas quartas, o Paraná voltou a vencer a equipe da Bahia e nas semifinais quem ficou pelo caminho foram os cariocas. 

O ex-jogador de futebol e assessor da Secretaria de Estado do Esporte, Ney Santos, enalteceu a conquista. “É uma conquista memorável, ganhamos a maior competição entre favelas do mundo. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes, vem atuando para potencializar o esporte e valorizar os nossos talentos e essa conquista nos orgulha”, afirmou.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, apoia a Taça das Favelas do Paraná com material e suporte aos treinamentos das equipes. Apenas no Paraná, a competição reuniu mais de 11 mil atletas, de 200 comunidades, na fase de peneira. Foram classificados 64 times, que começaram a fase de grupos em agosto. 

Na categoria feminina, a Vila Leonice do Rio de Janeiro levou a melhor sobre a Vila Guaíra, de São Paulo vencendo por 3 a 1.

Deputado Federal Zeca Dirceu acompanhou a final que consagrou  Vila Leonice

do Rio de Janeiro e Tanguá, de Almirante Tamandaré, Campeões da Taça das Favelas

“Temos que reconhecer o trabalho da Cufa, não só pela Taça das Favelas, mas por todo trabalho que tem feito. Temos que reconhecer o trabalho da equipe da Cufa, de cada família, cada jovem, a todos que se envolveram nesta competição, nos demais parceiros como a prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado”, disse Zeca Dirceu. A competição foi realizada com recursos destinados pelo deputado, no valor de R$ 1,6 milhão.


Os projetos da Cufa, como a Taça das Favelas e Dança das Favelas, segundo Zeca Dirceu, ampliam as oportunidades dos jovens para uma vida saudável, prática de esporte e de interação social. “A minha presença é também para reafirmar o compromisso nas ações sociais da Cufa que precisam do apoio do governo federal e do trabalho que temos no Paraná”.

“Apoiar os projetos da Cufa é ter certeza que ações chegam nas comunidades e nas periferias e para cada jovem ou morador das favelas. Para mim, poder contribuir e colaborar já há vários anos é uma grande honra e eu vim aqui hoje manifestar isso. Viva Cufa! Viva a nossa juventude”, completou Zeca Dirceu que usou a camiseta “favela não é carência/favela é potência”. Foto: Paraná Esporte

Idealizador da Taça das Favelas

A CUFA – Central Única das Favelas é uma organização não governamental brasileira reconhecida nacionalmente e internacionalmente, com atuação nos âmbitos político, social, esportivo e cultural, fundado há mais de 20 anos por Celso Athayde e MV Bill. A CUFA promove atividades nas áreas de cultura, esportes, lazer, educação e cidadania, promovendo o bem-estar e a inclusão social. A CUFA acredita que o trabalho em conjunto entre moradores de favelas e jovens voluntários é a base para construir uma sociedade mais justa e sem pobreza. Em 2023, a Taça das Favelas percorre os estados do Brasil, com jogos masculinos e femininos, muita emoção e talento.

Ultimas Notícias

FESTA DO TRABALHADOR

Aos vinte e sete dias do mês abril do ano de dois mil e...

Prefeitura de Itaguajé envia caminhão-pipa com Motorista para o Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Itaguajé enviou caminhão-pipa com um motorista para auxiliar população gaúcha no...

Paraná realiza acolhimento de mais 163 profissionais do Programa Mais Médicos

No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa, sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 1.685...

Colorado arrecada 12 toneladas de donativos para vítimas de enchente no Rio Grande do Sul

Passados sete dias, terminou na manhã da sexta-feira (10) uma das fases da ação...

Mais Notícias

FESTA DO TRABALHADOR

Aos vinte e sete dias do mês abril do ano de dois mil e...

Prefeitura de Itaguajé envia caminhão-pipa com Motorista para o Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Itaguajé enviou caminhão-pipa com um motorista para auxiliar população gaúcha no...

Paraná realiza acolhimento de mais 163 profissionais do Programa Mais Médicos

No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa, sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 1.685...

Isso vai fechar em 20 segundos

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?