Na última quinta-feira (7), o Município de Paranacity recebeu a missão técnica do Fórum Origens Paraná, evento que tem como objetivos, coordenar e orientar a participação de produtores rurais no processo de indicação, registro e divulgação das Indicações Geográficas (IG).
A estrela do evento foi o “URUCUM DE PARANACITY”, sendo que o processo de reconhecimento da Indicação Geográfica já está em análise pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
“O objetivo com a missão técnica foi gerar conhecimento, troca de informações e experiências entre os produtores de diversas áreas que integram o Origens Paraná. Queremos que melhores práticas sejam executadas e possam servir de inspiração para resolver desafios”, diz a consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães.
Hoje, o Paraná conta com 13 produtos com IG e que, segundo Maria Isabel, nos locais onde há produtos com o reconhecimento, toda uma rede de negócios é fortalecida, por meio de estímulo a novos serviços e produtos, como artesanato, turismo, hotelaria, entre outras possibilidades.
Segundo André Moron, Engº Agrônomo do Departamento Municipal de Agricultura de Paranacity, o Fórum é fundamental para que os produtores locais troquem experiências e conheçam soluções comuns aos projetos de Indicação Geográfica.
“Particularmente, temos um projeto recente com a IG do Urucum de Paranacity e estamos tendo grandes resultados, que vieram a partir deste trabalho. Produtores aprimoraram suas técnicas de manejo, se organizaram na associação, a APRUCITY, nosso produto ganhou mais notoriedade e toda a cadeira produtiva vive melhorias em sua estruturação”, observa André Moron.
O presidente da APRUCITY, Jair May, falou das dificuldades atuais do produtor de urucum, principalmente com a falta de mão de obra para colheita. Também destacou a importância da união dos produtores para conquistar melhorias e novos mercados para a comercialização do urucum de Paranacity.
O evento ainda contou com o palestrante RUI MORSCHEL, “influencer” especializado em culinária, que falou da importância da valorização dos nossos produtos locais e quanto isso pode agregar no desenvolvimento de uma região. Na parte da tarde os participantes do Fórum fizeram visitas a lavouras de urucum e também na COPAVI, Cooperativa do Assentamento Santa Maria, em Paranacity.