HomeCidadeSecretaria da Fazenda celebra mulheres na gestão pública em novo episódio de...

Secretaria da Fazenda celebra mulheres na gestão pública em novo episódio de podcast

Published on

A Secretaria da Fazenda do Paraná lançou, na sexta-feira (15), o 10º episódio do podcast “Isso é Sefa Paraná”, dedicado, neste capítulo, a destacar o papel das mulheres na gestão pública. Atualmente, das 15 posições de direção e chefia de núcleo na Fazenda Estadual, oito são ocupadas por mulheres, o que demonstra avanço na equidade de gênero.

O novo episódio do podcast foi produzido em comemoração ao Mês da Mulher e ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, e aborda histórias inspiradoras de três servidoras que ocupam posições de destaque na Fazenda e na Receita Estadual do Paraná: a diretora-geral, Marcia do Valle; a chefe de gabinete, Priscila Aguiar Mânica; e auditora fiscal há mais de 40 anos Cleonice Stefani Salvador.

Marcia, Priscila e Cleonice são exemplos de mulheres que desafiam estereótipos e impulsionam mudanças significativas na gestão e cujas trajetórias contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária.

A diretora-geral compartilhou um pouco de sua jornada profissional, destacando a importância de buscar a excelência no trabalho. “Sempre tive o sonho de ser independente. Por ser mulher, sempre fui muito segura, no sentido daquilo que sei e daquilo que quero. Fui buscando meus caminhos sem me projetar muito para isso”, afirmou. Marcia ressaltou também o desafio de conquistar reconhecimento. “Para mim, é uma delícia ouvir de qualquer mulher, de qualquer posição: ‘Que bom que você agiu daquela forma’ ou ‘Estou feliz por vê-la onde está’”, exemplificou.

De forma mais ampla, Marcia observa que ainda é necessário às mulheres reafirmarem habilidades e competências para que sejam reconhecidas naturalmente em cargos de liderança. “No meu cotidiano, busco manter o foco em compreender minhas realizações e dedicar-me com amor e comprometimento ao meu trabalho, tanto para aqueles ao meu redor quanto para a população em geral. Ser mulher significa ter a liberdade de ser quem quisermos, alcançar tudo o que pudermos e realizar nossos próprios sonhos”, disse.

MULTITAREFAS – Priscila ressaltou a importância da presença de mulheres em cargos de destaque para inspirar outras mulheres. “Cada vez mais, é importante ter representatividade feminina em cargos de evidência, porque com isso outras mulheres também podem se espelhar”, afirmou a chefe de gabinete da Secretaria da Fazenda. “É muito interessante ver que no governo ou nas empresas as mulheres estão se destacando em cargos altos. Ainda são poucas a ocuparem esses cargos, mas cada vez mais isso está acontecendo”.

Refletindo sobre a jornada profissional, Priscila destacou a capacidade feminina de realizar múltiplas tarefas. “Enquanto desempenho minhas funções, equilibro diversas responsabilidades, desde a elaboração de despachos até a análise crítica de cenários. Em casa, essa habilidade multifacetada se estende. Este equilíbrio reflete a percepção ampla que temos das demandas, tanto profissionais quanto pessoais”, explicou. “Ser mulher é dar conta, é falar que sim, é possível fazer as coisas que nos propusemos a fazer”.

DESAFIOS – Cleonice, com mais de quatro décadas de atuação na Receita Estadual, compartilhou experiências, lembrando desafios enfrentados no início de sua carreira. “Quando eu cheguei em Curitiba, em 1980, não havia emprego para mulheres na minha área, que é a engenharia química”, afirmou.

Ela destacou o avanço da presença feminina na Receita Estadual. “O concurso para auditor foi de vanguarda, por ser de nível superior e aberto a qualquer formação, representou um marco. Em 1980, fomos muitas mulheres aprovadas neste concurso, e a partir dele, a cara da Receita Estadual, que era essencialmente masculina, mudou”, complementou.

A auditora lembra que já começou trabalhando em fiscalização de empresas. “Tínhamos que ir até os locais, manusear livros físicos, nada eletrônico. Havia ainda certo estranhamento por sermos mulheres fazendo fiscalização. Antes, as mulheres faziam trabalhos internos, mas dali em diante passamos a ser delegadas, assessoras e inspetoras-gerais”, citou.

PODCAST –Lançado em abril de 2023, o podcast “Isso é Sefa Paraná” busca oferecer uma visão esclarecedora do dia a dia das operações na Fazenda e na Receita Estadual. Episódios anteriores já exploraram uma variedade de tópicos, como a reforma tributária, o programa Nota Paraná e os processos orçamentários e de contabilidade do Estado. Além disso, o conteúdo abrange temas como a promoção da Educação Fiscal e a importância do trabalho da Ouvidoria.

Disponível na plataforma Spotify, o programa que aborda a presença das mulheres na gestão pública é o primeiro episódio do “Isso é Sefa Paraná” em 2024.

Foto: Gabriely Smek/SEFA

Ultimas Notícias

FESTA DO TRABALHADOR

Aos vinte e sete dias do mês abril do ano de dois mil e...

Prefeitura de Itaguajé envia caminhão-pipa com Motorista para o Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Itaguajé enviou caminhão-pipa com um motorista para auxiliar população gaúcha no...

Paraná realiza acolhimento de mais 163 profissionais do Programa Mais Médicos

No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa, sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 1.685...

Colorado arrecada 12 toneladas de donativos para vítimas de enchente no Rio Grande do Sul

Passados sete dias, terminou na manhã da sexta-feira (10) uma das fases da ação...

Mais Notícias

FESTA DO TRABALHADOR

Aos vinte e sete dias do mês abril do ano de dois mil e...

Prefeitura de Itaguajé envia caminhão-pipa com Motorista para o Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Itaguajé enviou caminhão-pipa com um motorista para auxiliar população gaúcha no...

Paraná realiza acolhimento de mais 163 profissionais do Programa Mais Médicos

No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa, sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 1.685...

Isso vai fechar em 20 segundos

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?